quarta-feira, dezembro 21, 2005

Presépio ao Vivo

Numa destas frias noites, fomos encontrar um Presépio ao Vivo numa das fabulosas rotundas da nossa querida Vila da Lousã. Imaginem só quem eram eles.
“Menino Jesus” – Luís Antunes
“José” – Fernando Carvalho
“Maria” – Maria do Rosário
“Pastores 1 e 2”* – Jorge Alves e João Melo
“Burro”* - Pedro Curvelo
“Vaca”* – Filipe Soares
* Que não haja más interpretações, mas tínhamos completar todos os figurantes.
Só faltavam os Reis Magos…
Sem que dessem pela nossa presença, aproximamo-nos para ouvir o que diziam.
Menino Jesus: Esta de estar apenas em cuecas ainda me vai fazer apanhar uma pneumonia. E o berço que me deram tem as pernas muito frágeis. Ainda caio.
José: Cala-te. Ainda não consegui perceber como me meti nisto. Com esta idade e eu fazer de pai. E ainda por cima, nem meu filho és.
Maria: José, não se enerve. É por uma boa causa. Não discutam que me dói a cabeça.
Burro: Eu, só alinho nisto porque vocês me pediram. Não quero que os lousanenses pensem que sou sempre do contra. Aliás, eu já tinha escrito no Trevim, o de baixo, que se devia fazer um presépio ao vivo. A ideia é minha.
Vaca: Apoiado, ao abrigo do artigo… (não conseguimos perceber).
Pastor 1: Que raio de pastor sou eu, que já nem rebanho tenho? Eu sei o que faria com este cajado...
Pastor 2: Se não tens rebanho, podes vir ajudar-me com o meu que me dá bastante trabalho
Maria: Oh “burro”, também estás a pensar ir para o Trevim, o de baixo, queixares-te que isto de estarmos aqui a fazer um presépio ao vivo, foi ideia tua?
Burro: Tens alguma coisa contra? Pffff… “virgem”!!!… Sempre a queixar-se que não tem experiência nestas andanças.
Vaca: (que estava meia a dormir) Contra? Ouvi dizer contra? Apoiado ao abrigo do artigo… (continuamos a não perceber qual era o artigo).
José: Haja ordem!
Pastores 1 e 2 em uníssono: Eu não disse nada.
Menino Jesus: Tenho frio…
José, virando-se para os pastores: Vocês aí! Arranjem aí algo para tapar este gajo que não pára de se queixar do frio.
Ouvimos dizer “eu sei como é que o tapava”, mas não conseguimos perceber quem tinha sido.
José: Vamos mas é ao que é importante. Como é que é? Então os Reis Magos? Chegam ou não chegam?
Burro: Se tivéssemos a estrada que eu tinha proposto, já cá estariam.
José: Eles já cá estariam, mas é se tivéssemos o Metro Mondego
Maria: Cá para mim, a culpa é daqueles auto-intitulados Louzanjos, que moram Em cima do Trevim. Devem estar a tapar a estrela que lhes indica o caminho para aqui. Estão sempre a contra-atacar.
Vaca: Contra? Ouvi dizer contra? Apoiado ao abrigo do artigo (já estamos a ficar irritados de não conseguir ouvir qual o artigo).
Passaram-se para aí umas duas horas e eis que finalmente chegam os Reis Magos. Ficamos muito curiosos em saber quem eram eles.
Muitos comprimentos e abraços, que a Lousã estava cada vez melhor, etc e tal e os Reis Magos dirigiram-se então ao Menino Jesus. Foi aí que conseguimos ver quem eram eles:
Era o Secretário de Estado das Obras Públicas e trazia a Variante de Foz de Arouce.
Era o Secretário de Estado da Educação e trazia a Escola nova.
Era o Secretário de Estado da Juventude e trazia a Pousada da Juventude.
Menino Jesus: Muito obrigado. Informarei o meu Pai, sobre a vossa bondade.
José: Mas, digam-me uma coisa: porque demoraram tanto?
Rei Mago que ofereceu a Variante de Foz de Arouce: Quando estávamos a sair de Lisboa, um arrumador de carros perguntou-nos para onde íamos e quando lhe respondemos que íamos para a Lousã ele disse-nos que quando chegássemos a Coimbra seria mais rápido chegar à Lousã, seguir em direcção às Torres do Mondego, daqui em direcção à Marmeleira e depois Lousã. Que seriam apenas 12 km de Coimbra até à Lousã. Ora, nem hesitamos. Mas perdemo-nos…
Todos se viraram para o burro que pé ante pé já se estava a ir embora.
Estava na altura de nos retirarmos. Até os Anjos têm frio, apesar de vivermos Em cima do Trevim.

Votos de Boas Festas a todos. Um Feliz Ano Novo

Regressaremos no próximo ano…
se nos deixarem. Parece que há gente das mais variadas origens que nos quer calados.

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Filó...sofices

Aí está, mais uma vez, Ana Filomena Amaral, no seu melhor.
Nós, Em cima do Trevim, até "aquecemos" com a escrita (individual?) desta senhora.
Os "Anjos Lousanenses" cantam quando lêem as suas prosas no Trevim, o de baixo.
Reparem na sua escrita:
".... de autarcas que, como eu,..." e melhor ainda "... eu já tinha vaticinado...". Que modéstia, hein?
Oh POVO da LOUSÃ! Como é que ainda não percebemos que a Lousã pode ter um futuro melhor com esta senhora? Como é que este "tesouro" andou escondido?
Esta preciosidade consegue adivinhar o que vai nas cabeças dos senhores do Terreiro do Paço.
Quem não deve gostar desta concorrência deve ser a Maya e outras que tais.
Pois, cara senhora Ana Filomena Amaral, nós Em cima do Trevim, vaticinamos que, se o seu trabalho profissional fosse como de algumas das suas colegas, não teria tempo, nem para fazer o jantar, quanto mais para pensar onde me posso meter de forma a não dar aulas.
Preste atenção às palavras do Provedor Municipal das Pessoas com Deficiência na altura da inauguração: "Quando as pessoas olham para um objectivo comum e não para si próprios conseguem-se fazer coisas válidas",... entendeu?
Obrigado pelo próspero 2006 que nos deseja. Da nossa parte, esperamos que pelo menos obtenhamos metade da prosperidade que a senhora teve em 2005.
Ficariamos muito satisfeitos.

Como se está a aproximar o Natal e os corações das pessoas tornam-se mais meigos, solidários, carinhosos, etecetera e tal... vamos esperar que o executivo municipal almoce todo junto, sem birras e amuos. Confraternizem. (informação de cozinheira afamada)

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Lousã Acessível?

Afinal o filme “E TUDO O BLOCO LEVOU”, na última Assembleia Municipal não passou apenas de anúncio. Já parece as partidas que o Cine-Teatro de vez em quando nos prega, de mudar os filmes anunciados. Por falar nisso, para quando o Crime do Padre Amaro?
O que se passou na última Assembleia foi mais um documentário, bom para ajudar a adormecer. Parecia que estavam todos com pressa de saírem dali para fora.
Enfim, começamos bem… e pelos vistos a bem do POVO da LOUSÃ.

A Câmara Municipal criou e muito bem, uma Provedoria Municipal de Pessoas com Deficiência de forma a melhorar as acessibilidades no Concelho a quem tem dificuldades motoras.
A nós, Em cima do Trevim, levantou-se-nos a questão se o Provedor poderá dar o exemplo de “acessível”, dada a distância a que ele está. Nós prometemos avisar o Provedor, enviando-lhe sinais de luzes, daqui de onde estamos, sempre que virmos um utente a dirigir-se às instalações onde funciona a Provedoria.
Em contrapartida, só pedimos que ele também ajude a Lousã a ter melhores acessibilidades, seja por estrada, por comboio e se calhar até por rio (porque será que ainda não se lembraram desta?).

Ainda sobre a inauguração do espaço onde vai estar a funcionar a Provedoria, notamos a falta dos Vereadores do PSD. Aceitamos dicas das razões das suas ausências.

Até breve.